sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A CIDADE DE SÃO TOMÉ- O SEU DESENVOLVIMENTO URBANO.






Na descrição do desenvolvimento urbano da cidade de São Tomé, do século XV ao inicio do século XX, a qual se divide em quatro fases:
- A primeira fase do desenvolvimento urbano inicia-se com a chegada dos primeiros povoadores, quando a ilha é doada a João Paiva, em 1485, e termina em meados do século XVI. Em termos urbanos, esta fase inicia-se com a escolha da localização para a implantação do primeiro aglomerado urbano e termina com a consolidação de uma estrutura urbana inicial, num de terminado local junto à baía de Ana Chaves, próximo da foz do rio Água Grande.
- A segunda fase de desenvolvimento urbano inicia-se em meados do século XVI e termina no final deste mesmo século, correspondendo a um desenvolvimento económico e populacional da ilha e a um crescimento da cidade resultante da produção açucareira e do comércio de escravos vindos da costa africana.
- A terceira fase de desenvolvimento urbano centra-se na primeira metade do século XVII. Neste período, verifica-se novamente uma expansão da cidade mas com um sentido e um ti- po de concepção diferente da anterior.
- A quarta fase de desenvolvimento centra-se no inicio do século XIX, marcada pela reconolização da ilha, dominada pela economia de plantio, com a criação de novos equipamentos e restauro de algumas infraestruturas, de que o maior factor de expansão foi a criação de novos centros urbanos no interior da ilha, como as vilas e as roças.

2 comentários:

  1. Caro Mento Muala, Os meus sinceiros cumprimentos perla iniciativa. Há precisamente uns dias que estamos a falar de desenvolvimento da Cidade de São Tomé no Grupo STP no Yahoo! (http://groups.yahoo.com/group/saotome). Um colega desse grupo me deu a referência do seu blog. Boa iniciativa!
    Xavier Muñoz Torrent, geógrafo, xavier270962@yahoo.es

    ResponderEliminar