sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A CASA GRANDE




A casa grande implantava-se num lugar marcante da roça e mais distante do resto das construções, mas sempre próxima do secador ao ar livre que era também o terreiro.
Implantavam-se algumas vezes na cota mais baixa da roça (Água Izé, Uba Budo Praia) e, noutras, na cota intermédia (Monte Café e Rio do Ouro, hoje Agostinho Neto), mas nunca na cota mais alta , como acontecia no Brasil, provavelmente para que o proprietário pudesse ter o domínio visual das actividades da roça. Num ultimo caso, as casas-grandes implantavam-se sobre uma plataforma, para destaque em relação a outras construções (Uba Budo sede).

Casa de administração da roça Bemfica

Normalmente têm a planta rectangular ou quadrada, mas no caso das roças estudadas, apresentam a forma em “L” ou em ”U” (o paradigma da roça Agostinho Neto, ver descrição da roça). A aparência externa dessas casas tem como elemento de destaque a varanda alpendrada, uma necessidade imposta pelo clima tropical, que corre por quase todas as fachadas. Esta varanda, que é suportada por pilares finos de madeira ou de metal, situa-se, na maioria das vezes, no piso superior e dá acesso aos cómodos da casa de diversos usos: sala, alcovas, cozinha, a casa de banho e sala do oratório, a sala das rezas. Quando a casa fosse apenas de um só piso, a varanda corria à sua volta e a cozinha e a casa de banho situavam-se fora do seu corpo ou na sua parte posterior.

Casa de administração da roça Amparo I

A cobertura com estrutura em madeira, de várias águas, muito inclinada e não raras vezes rematada por saqueado ornamental em madeira, era de chapa industrial (chapa de Zinco) ou em telha marselha, que cobre também a varanda, não obstante os casos em que as varandas têm telhados independentes da coberta do corpo da casa.
Outro aspecto a ter em devida conta nestas casas é a existência de um torreão, um piso independente na cobertura, onde se tem o total domínio visual da roça, principalmente a zona de trabalho.
Casa de administração da roça Vista Alegre

O sistema construtivo é de elementos portantes em alvenaria de tijolos ou de pedra, o piso superior é de madeira, apoiado em vigamento de madeira, enquanto os térreos são, em determinados casos, lajeados, embora predominasse em madeira. As roças tinham dois acessos, um de serviço e outro que era do uso privado do proprietário, que ficava no enfiamento da casa grande, num percurso marcado, em alguns casos, por palmeiras imperiais (roças Porto Alegre e Ribeira Peixe).

Sem comentários:

Enviar um comentário